POR QUE NAMORAR É BOM?

Você está visualizando atualmente POR QUE NAMORAR É BOM?

Fred Mundoco Vieira Lima é filho de Dilmar Sousa Lima- mais conhecido como Bijugol – e da Professora Maria da Cruz Vieira Gomes; tem três irmãos, sendo dois por parte de pai: a advogada, Amanda Carvalho Lima e o jornalista Raj Danilo Carvalho Lima. Além do irmão mais novo, o pequeno Davi Mundoco Vieira Lima, de 7 anos.
Fred começou a atuar nos campos acompanhando o seu pai nos jogos amadores e recreativos em Redenção, até iniciar sua trajetória no 13 de Maio, sob comando do professor Gilmar. Depois de passar por avaliação feita na sua cidade natal, foi selecionado para ir para região metropolitana de Goiânia atuar no Desportivo Real, morando pela primeira vez longe da família.
Após vários campeonatos disputados em solo goiano, surgiu a oportunidade de ir para Minas Gerais atuar no Athletic Club, time centenário, mas que voltou a disputar campeonatos recentemente e virou Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Apesar de menor expressão, o clube organizado e bem estruturado, sob comando do Diretor Fábio Mineiro, proporcionou ao Fred atuar em um bom elenco no Campeonato Mineiro Sub-15.
O Esquadrão de Aço chegou às semifinais, quando foi eliminado pelo Atlético Mineiro. Sendo o único time fora de Belo Horizonte a chegar nessa fase, conquistou o título de Campeão Mineiro do Interior, o primeiro da carreira de Fred.
Nascido em março de 2007, o atleta assinou seu primeiro contrato profissional assim que completou 16 anos e, portanto, pertence ao Athletic Club. Fred ganhou destaque nacional, em 2023, ao marcar um golaço em amistoso realizado pelo Sub-17 do time mineiro contra o Flexeiras, do Rio de Janeiro. Isso, após partir por mais de 50 metros, driblar vários marcadores e marcar o gol, o jovem redencense apareceu em diversos sites e jornais nacionais.
Em seguida, o atleta foi emprestado ao Clube de Regatas do Flamengo, com vínculo até dezembro de 2024. Nas categorias de base do clube carioca, ele poderá disputar alguns campeonatos fora do país, além de poder revezar entre as categorias sub-16 e sub-17. Antes de falar o porquê namorar é bom, quero dizer que a solidão é muito ruim e, em certo ponto, até mesmo perigosa. Deus disse, em Gênesis 2:18 “que não é bom que o homem esteja só”. Tal colocação é um conselho, altamente importante, vindo da parte de Deus. Por isso devemos considerá-lo, ou seja: obedecê-lo.
Nesse sentido, textos bíblicos, como Eclesiastes 4: 9 a 12, falam da importância de termos amigos de verdade e de nunca estarmos sós. Em parte, podemos perfeitamente aplicar esse texto em um assunto como namoro, por exemplo; pois quando namoramos, somos grandes e inseparáveis amigos do nosso namorado ou namorada. Assim, sempre estaremos prontos para ajudar um ao outro e seremos mais fortes que sozinhos.
Como costumo dizer: namoro não é casamento, mas dois sempre serão mais fortes que um. Com certeza, juntos poderemos evitar a queda um do outro, uma vez que, se acontecer de um cair; o outro ajuda levantar. Se alguém tentar agir com maldade contra um, o outro o protegerá. Então, de fato, dois sempre serão mais fortes que um.
Por que namorar?
Porque no namoro nós podemos conversar muito e nos conhecermos melhor, porque uma coisa é a aparência, pela qual, na maioria das vezes, somos atraídos. Outra coisa totalmente diferente é o interior de alguém. Desse modo, vejo o namoro como uma grande oportunidade de conhecermos melhor a pessoa.
Eu, particularmente oriento os casais que estão enamorando-se, desejando-se, a se conhecerem melhor, a fazerem um compromisso de corte (Namoro sem contato físico), tendo em vista o que a Bíblia nos diz, em Mateus 26: 4, “vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.
Com base nesse texto, percebemos que quanto menos contato físico tivermos, menos riscos de pensar em pecar teremos, pois o pecado pode nos trazer graves consequências, tais como: casamento fora de hora, filhos não desejados, entre outras. Além disso, pode ocasionar até mesmo desgastes espirituais, os quais podem fazer com que um lindo relacionamento, em vez de resultar em uma bem estruturada família, acabe sendo prejudicado e, muitas vezes, chegue ao fim.
Quantos namoros que tinham tudo para dar certo acabaram? Justamente porque o inimigo entrou nesses relacionamentos por meio do pecado e frustrou todos os projetos. I Pedro 5: 8 diz que nosso inimigo fica só nos rodeando, procurando uma brecha para entrar em nossa vida – “relacionamento” – e, quando ele entra, acaba destruindo uma união que poderia ser perfeita.
Portanto, namore para glorificar a Deus! Nunca comece um relacionamento sem um período de oração, sem a bênção dos pais, sem pensar em um compromisso como noivado e casamento. Para Deus, um relacionamento sério e santo é tão valioso e tão precioso quanto um casamento. Pense nisso! Namorar é bom, mas a santidade e a aprovação de Deus são melhores ainda.
Assim, se seu namoro não honra seus pais e não honra a Deus, ele deve terminar, por um tempo, para oração. Um namoro sem cobertura espiritual e sem a benção de Deus, com certeza se tornará em uma experiência triste e perigosa, a qual, certamente, gerará vários conflitos emocionais que acarretarão dependência um do outro e, consequentemente, ambos sofrerão e acabarão se afastando cada dia mais de Deus. Namoro é para ser benção e não maldição.
Deus te abençoe ricamente, em nome de Jesus!
Prs. Russel Prata e Paula

Por Raj Danilo